Dividida em seis edifícios de diferentes épocas, dos anos 30 aos 90, a escola de ensino médio Marcel Sembat, em Sotteville lês Rouen, é separada em duas partes por uma rua que a cruza. No Sul do terreno se localiza um parque público.
O projeto consiste na recuperação e em uma extensão da escola. Apresentamos aqui a maior parte do projeto, que dá ao edifício sua identidade visual: o novo edifício de oficinas. Está parte da escola é dedicada ao ensino técnico sobre motores e veículos mecânicos e demanda grandes espaços com pé direito alto.
Optamos por um projeto simples e facilmente compreensível e decidimos incluir as oficinas no parque através de linhas suaves que se conectam ao nível do parque através de sua declividade. Propusemos a demolição de dois edifícios, a reorganização das oficinas e os espaços de ensino de tecnologia industrial. Em um único edifício reunimos todas as funções relacionadas às oficinas. O edifício se inicia no limite do parque e se adapta naturalmente ao local através do desenho ondulado da cobertura vegetal.
As características principais da nossa proposta são; encontrar uma unidade e identidade para a escola em todo o terreno, integrar e conectar a escola e o parque com a forma particular das “lâminas”. Também buscamos criar um espaço público em volta da rua, conformando uma grande praça em frente ao novo edifício de oficinas.
E finalmente, nossa proposta visa restaurar as vistas e a transparência para o exterior, e as perspectivas nos espaços públicos. Para tanto, utilizamos vidro e policarbonato translúcido nas fachadas. Também criamos alguns pequenos pátios entre as “lâminas” para gerar entradas de luz.
A unidade entre os dois terrenos em torno da rua é garantida pela criação de um novo espaço público que será cercado por uma nova biblioteca a leste. A futura “praça” será ao mesmo tempo um local de encontro, uma área de passagem e descanso e o principal acesso para a escola.